top of page

XXIII SEMINÁRIO DE ESTUDOS CLÁSSICOS -

Amizade e Política na Antiguidade

(de 17 a 19 de novembro de 2014)

 

Porque sem amigos ninguém escolheria viver, ainda que possuísse todos os outros bens”.

(ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco, VIII, 1555a)

 

O XXIII Seminário de Estudos Clássicos visa fomentar a discussão acadêmica, entre estudiosos do mundo antigo e estimular o interesse que a sociedade tem manifestado com relação à Antiguidade. O tema do evento, “Amizade e Política na Antiguidade”, objetiva provocar reflexões acerca de como as relações sociais eram tratadas na Antiguidade e como, posteriormente, foram atribuídos valores que caracterizam nossa percepção concernente à amizade e à esfera política.

"É obviamente melhor passar os dias com amigos e boas pessoas que com estranhos e companheiros casuais" (ARISTOTELES, Ética a Nicômaco, 9.9, 1169b)

"Aqueles que são amigos de muitos e tratam todos de uma maneira íntima não parecem amigos de ninguém, exceto no sentido político; eles também os chamam de melífluos. Contudo, é possível ser um amigo de muitos no sentido político e não ser melífluo, mas verdadeiramente decente" (ARISTOTELES, Ética a Nicômaco, 9.10,1171a15-19)

"...estes amigos politiqueiros e empoados que eu tenho têm um certo briho no fórum, mas são inúteis em casa. [...] embora eu desça para o fórum rodeado de bandos de 'amigos', não encontro ninguém nessa grande multidão com quem eu possa fazer livremente uma piada ou dar um suspiro com intimidade" (CICERO, Cartas a Ático, 18.1). 

bottom of page